Em Português


Angola

Angola é a segunda maior produtora de petróleo na África subsariana seguindo a Nigéria e é uma das “zonas de actividades intensas” em exploração de petróleo em águas profundas do mundo. Acredita-se que nas mais de 50 descobertas significativas de petróleo nos blocos 14, 15, 17 e 18, haja pelo menos 10 bilhões de barris de petróleo. Com o aumento da produção de petróleo, surgirá então quantidades enormes de gás associado. Historicamente, na ausência de um mercado local, o gás associado tem sido queimado ou reinjetado de volta aos poços. Ora, uma solução para lidar com este gás finalmente está a caminho através do Projecto de Gás Natural Liquefeito de Angola (Angola LNG).

O grande marco foi alcançado em 10 de Dezembro de 2007, quando os patrocinadores do Projecto tomaram a Decisão Final de Investimento (FID, sigla em inglês) na qual a Angola LNG Ltd. Assinou um contracto de investimento com o Governo de Angola e a Sonangol que definia as provisões necessárias para implementação do Projecto de Gás Natural Liquefeito de Angola (Angola LNG).

A Angola LNG tem estado a trabalhar estreitamente com a Sonangol, o governo de Angola, e as autoridades da provincial do Zaire para assegurar que os interesses das comunidades sejam levadas em conta a cada etapa da construção.

O projecto Angola LNG continua a avançar com o apoio contínuo do governo, da Comunidade e dos Accionistas do Projecto. Este mega projecto vai impulsionar a economia nacional enquanto vai reduzindo de forma eficaz a queima de gás por tocha e marca o surgimento de uma era para a indústria de gás em Angola. Na cerimónia de assinatura do documento que marcava a Decisão Final de Investimento (FID, sigla em inglês), O Senhor Desidério da Costa, Ministro dos Petróleos do Governo Angolano, disse: “Angola LNG será o maior investimento em um único projecto já alguma vez feito em Angola. O governo de Angola está grato em emprestar o seu apoio à este projecto que irá gerar novos postos de trabalho e benefícios a economia do país”.

  1. Soyo

As operações da Angola LNG estão localizadas no Soyo, há 315 quilómetros a norte de Luanda, província do Zaire, Angola; e há cerca de 67 quilómetros de Cabinda, Angola

Clique aqui para ver uma animação gráfica do sitio da internet ou baixe a Ficha de Informações das operações no Soyo (308 KB).

  • Galeria
  • Factos Históricos
  • Construção da Fábrica
  • Animação gráfica